EXPLICAÇÃO DA “HODI KIBERA”

Serve este post para que saibam um pouco melhor quem é esta pessoa por de trás da ” Hodi Kebera”!

Rita Martins de nome, 29 anos de idade, licenciada em Psicologia, e eterna sonhadora por natureza! Desde sempre que tive uma vontade de dar um pouco mais de mim, a quem mais precisa! Daí que: voluntariados com idosos, com sem-abrigos, campanhas do banco alimentar contra a fome,sempre fizeram parte do repertório!  Mas, de facto, estas pequenos nadas, bem como a licenciatura e toda a parte burocrática pós-estágio, não me enchia o coração o suficiente para me sentir realizada! Daí, depois de ter terminado o meu percurso académico, segui o meu sonho, e fui em busca da Mama África! Para tal, saí da zona de conforto, e frequentei, durante um ano o CICD – ( College for International Co-operation and Development), onde me apercebi que os ideiais defendidos por quem o governava não eram exactamente os meus, e decidi ( depois de um coração cheios de pessoas maravilhosas que lá conheci), seguir a caminhada! Posto isto, depois de colher morangos, atender telefones na vodafone, empacotar espargos em fábricas e cuidar de pessoas com paralesia cerebral, lá consegui o fundo de maneio suficiente para partir rumo à aventura! Para trás ficou família, amigos, namorado, e todas as vozes de quem me diziam “não vás para áfrica”, ” é perigoso”, ” vais apanhar malária” e o que vais comer lá”, “como vais tomar banho?”! De frisar, que todas as despesas desde vacinas, avião, comida, habitação, e os dois meses que lá estive foram todas pagas unicamente por mim! O contacto que consegui foi de um orfanato / escola, através da internet! Cheguei a Mombassa, e tinha todo um Admirável Mundo Novo pela frente! Afirmo que foi, até à data, a altura em que fui mais IMENSAMENTE FELIZ, em toda a minha vida! Sem luxos, sem higiene, sem grande comida, sem grandes tecnologias, foi o momento em que me encontrei, em que encontrei a minha essência, o meu propósito nesta vida! Quando voltei de lá, estava perdida triste, e a sentir que muito pouco tinha feito! Até que a minha querida Catarina Afonso me mencionou o projecto SVE, pela Casa da Juventude de Amarante, e depois de enviar CV e entrevista ( via skype, pois já me encontrava de voltar no Reino Uniso), fui seleccionada! Plim plim pilm magia foi feita!  Este projecto em questão, vai ser também no Kenya, durante um ano ( de Maio 2013 a Maio 2104 ), na maior favela de África, Kibera ( Nairobi), e vai ser ainda mais desafiante! Vou com mais uma voluntária, a Diana, e vamos trabalhar com uma ONG, na favela, sendo o público alvo, crianças, jovens adultos, adolescentes, mulheres. Criei a página essencialmente por 3 motivos: troca de informação quer a nível do meu projecto; quer a nível do Kenya e do que se passa em Kibera ( favela); e para recolher fundos, para que em Maio possa levar comigo. Fundos estes que podem ser desde monetários ( compra dos artigos que irei colocar aqui à venda), doações); a fundos a materiais ( dooção de roupas , livros, brinquedos, quinquilharias)! Mais para a frente, explicarei melhor toda esta informação final. Para já deixo-vos com fotos dos meus momentos mágicos em Mombassa! Beijinhos e 

Leave a comment